terça-feira, julho 19, 2005

PALAVRAS DE UM ESPECTADOR.

Por; Italo Leonardo do Amaral Moreira

"Vamos falar de pesticidas e de tragédias radioativas, de doenças incuráveis, vamos falar de suas vidas..." (Renato Russo)

Vamos falar de brasileiros, de suas novelas, que "tem a intenção de dizer / mostrar a realidade"; tenha paciência!!!

Vemos a muito, exageros cometidos pelas nossas mundialmente consagradas novelas, que são bem feitas sim, mas pecam gravemente quando dizem expor a realidade brasileira. Aí não né!!! Realidade é outra coisa!!!

Vimos por exemplo, em uma novela exibida em 1986 se não me falha a memória, quando eu tinha apenas 6 aninhos de idade e reprisada a não muito tempo no "Vale a Pena Ver de Novo", onde a novela retratava o Brasil, repleto de corrupto em todos os cantos, onde cada cidadão, se vendo cercado por "Cambalachos", que aliás, era o nome da novela, acabava por se valer das mesmas ações para se darem bem.

Tá bom, até que isso é verdade sim, contudo na época, a novela, pelo formato que tinha, era quase uma comédia pastelão, com vários exageros que apontavam sim para uma "realidade" brasileira, contudo, ficava sempre bem claro que tudo aquilo era uma caricatura.

Diferente do que vemos hoje, como bem citou um amigo (Homero Moltinho) em seu excelente blog quando para dizer do assunto do qual ele aborda com o título "Teses e Fezes", citava uma passagem da novela "Senhora do Destino", quando a personagem Maria do Carmo chegou ao Rio de Janeiro e lá se deparou com Soldados atirando contra uma multidão apavorada, no que seria seguramente um verdadeiro massacre, quando na realidade, sabemos muito bem que apesar de tudo, isso nunca aconteceu. Então amigos, isso sim é que é tentar vender uma realidade que nunca existiu - isso é que é deturpar os fatos. Vale a pena ler o texto a que me refiro.

Sobre a atual novela "América", não vale a pena nem comentar, um verdadeiro estupro ideológico o que estão fazendo ao exibir aquele lixo cultural.

"Malhação", um outro lixo que há pelo menos 10 anos, vem explicitamente deseducando nossos jovem, contribuindo para que estes, sejam cada vez mais alienados.

Li uma frase que me fez e ainda me faz pensar muito, que dizia mais ou menos assim:

"Como é que pode haver CULTURA POPULAR, se o POPULAR é INCULTO ?"

.

4 comentários:

Anônimo disse...

Que frase sensacional esta última! Perfeita! Mais um argumento na minha guerra particular contra as novelas, hehe.

Novela realmente é um negócio altamente alienante. Mas o povo "incurto" acha que é "curtura", e ainda por cima, trata de "pobremas" delicados, e ajuda o povo a sair da merda.

Pobre diabos...

Anônimo disse...

Italo gostei muito desse texto a frase que vc disse no final é fantástica mesmo, eu tb já tinha ouvido ela antes só não lembrava mais Minha mãe que é viciada na net. tb leu e gostou muito tb de uns otrs que vc escreveu tb.

Ah, sabe aquele q vc fez no dia 28 eu me identifiquei muito com ele tb.
thiauzinho, to esperando + txtos tá bom.

Anônimo disse...

MUITO BOM MESMO, GOSTEI BASTANTE DESSA FRAZE DO FINAL, TB OLHEI O LINCK E TB É MUITO BOM.

PARABÉNS!

Anônimo disse...

Agradeço a citação amigo.
Ótimo texto.
Somente agora pude ler, você sabe bem como eu estou sufocado de coisas além de minhas possibilidades .
Concordo plenamente.
Uma lástima esta realidade!
Uma verdadeira "lavagem cerebral imposta por uma mídia espúria e comprometida até os ossos!
Abração
Homero Moutinho Filho