domingo, setembro 13, 2009

Brasil – Ética e Segundas Intenções.

Presume-se que todos saibam o significado da palavra ética, palavra esta que vem sendo cada vez mais aclamada, principalmente devido aos acontecimentos políticos dos últimos tempos. A palavra ética significa, “O que é bom para o indivíduo” e serve para balizar o relacionamento que cada um de nós mantém com a sociedade.

Nos últimos dias, temos assistido capítulos odiosos de nossa história política, que sem sombra de dúvida vive um de seus momentos mais infames e vexatórios, justamente pela crise de ética e moral que se instalou nos diversos poderes que nos representam e que se faz mais evidente no congresso, através do Senado.

Por trás desta crise de valores o que podemos ver é o ego gigantesco de Vossas Excelências, a locupletação, o desrespeito puro e simples, a certeza de um acobertador corporativismo perverso e que garantirá a impunidade daqueles que zombam de nós, que não passamos de pobres pagadores de impostos!

O apedeuta mor tem em suas mãos o monopólio do protesto, já que CUT, UNE, MST e tantos outros movimentos sociais recebem rios de dinheiro e desta forma, comem nas mãos do governo e jamais vão se opor ao que o molusco faz ou diz. A câmara e o Senado são poderes “vendidos”, dificilmente o PMDB e o corrompido PT não farão maioria nas bancadas das duas casas, principalmente no senado, que possui um peso maior nesta equação perversa do poder. O que basta para que o Presidente da República, seja ele qual for, tenha o pleno controle do congresso e continue legislando por MP’s.

Não incomum era ouvir dizer que “o Brasil é o país do futuro”, hoje, menos incomum é ouvir dizer que este futuro chegou e que o Brasil tem se tornado a menina dos olhos do mundo. Talvez por sermos um país pacifico (ou seria passivo?), com um gigantesco potencial energético, imensas áreas cultiváveis, abundancia de água e uma série de outras vocações naturais.

Enfim o Brasil tem algo a mais para se orgulhar além do futebol! Mas isto apenas não garante o futuro deste país. A política ainda tem nos dado muitos motivos para nos envergonharmos, precisamos repensar tudo o que fizemos até agora, redescobrir o significado da palavra ética, restaurar nossa moral para somente então sermos capazes de construir um projeto de nação.

Temos a faca e queijo nas mãos, mas se não soubermos fazer bom uso do que temos, poderemos por tudo a perder e caminhar para um futuro pior que o presente.

.

Um comentário:

CLAUDIO BIGO disse...

Estupenda retórica.