segunda-feira, junho 13, 2005

CapetaLismO

Por; Italo Leonardo do Amaral Moreira

Se considerarmos os fatores de produção, capital, mão de obras, recursos naturais e considerar-mos ainda, que tais fatores existem em quantidade limitada (principalmente os recursos naturais), se considerarmos também a poluição causada pelas industrias na transformações destes tais recursos e isto, sem esquecer que a extração de tais recursos naturais causam uma imensa degradação ambiental; levado em conta ainda, toda a população mundial e isto, sem contar as especulações, os desastres naturais, e outras coisas mais.
A que conclusões chegaríamos então?
Quem sabe, concluiríamos que é uma UTOPIA acreditar em um mundo igual para todos.
Talvez, porque sempre haverá uma minoria "levando a melhor" e uma grande maioria massacrada que continuará "levando a pior".
Era assim antes, é assim agora e assim será sempre!
A menos que um outro meteoro, tal qual o que exterminou os dinossauros da face de nosso amado planeta terra, caia novamente em algum lugar deste nosso belo planeta azul, fazendo com que todos nós desapareçamos, assim como os dinossauros.
Ironia minha, é claro!
Imaginemos se cada pessoa na terra tivesse um automóvel!
Imaginemos ainda, que estes automóveis teriam que (obviamente) circular por estradas ou seja, asfalto ligando cidades e regiões!
Sem esquecer, é claro, que todos estes automóveis, teriam que ter pneus (cinco cada um), e que mais cedo ou mais tarde, teriam que ser trocados, devido ao desgaste natural (desgaste este, que fica depositado em forma de detritos sólidos no solo), fora óleo, bateria, o gás carbônico que é lançado na atmosfera e todas as outras minúcias, que quando somadas, de minúcias, não teriam nada.
Então, já imaginaram?
Não vejo como crer na tal "IGUALDADE".
E infelizmente, o que vejo aponta para direções ingratas, onde as disparidades tendem a aumentar a cada dia, oprimindo assim, um número cada vez maior de pessoas.
Contudo, creio que mais cedo ou mais tarde, irá chegar um ponto em que a pirâmide ficará ainda mais estreita no topo, então, rebeliões podem até fazer com que este sistema hoje existente caia, surgindo desta forma, um outro sistema "melhor", "capaz" de atender com mais eficiência e eficácia os anseios da população.
Então o tempo passaria, e todos perceberiam que o tal novo sistema não fora capaz de promover a igualdade sonhada, então, as desigualdades voltarão a aumentar e daí, "BUM"!!!!
De novo.
Assim a História nos mostra, com os Reis, Roma, o Sistema Feudal, os coronéis, os governos socialistas de pouquíssimas décadas atrás (inspirados no modelo antigo de socialismo), e talvez, o que estejamos presenciando, seja nada mais nada menos, que a repetição da História, que se "evolui", em meio a um circulo vicioso de tentativas e erros.
E trazendo estas questões para os dias atuais, não vejo como discutir as disparidades existentes para que possamos minimiza-las ao máximo, uma vez que temos países que não abrem mão de suas "vantagens" e ainda subjugam outros países, pelo simples fato de satisfazer seus interesses individuais.
Ou estou enganado e não seria essa a pratica dos EUA quando por exemplo, invadiu o Iraque?
Dizer que porque Saddam Hussein (que também era um demônio), "judiava muito de seu povo"!
Não faça-me rir!
Particularmente e creio que muitos compartilham de minha mui humilde opinião; acho que isso é conversa para boi dormir. Será que se naquela no Iraque não tivesse tanto petróleo, o Tio Sam - "SENHOR DA GUERA", estaria tão preocupado assim com as chagas daquele povo?
E se o caso é de fato este, de que eles estejam realmente preocupados com o "bem estar" daquele povo, porque então eles não intervém também nos países africanos tão maltratados a tempos?
Como já dizia o dito popular:
- "De boas intenções o inferno está cheio!"
Mas a questão não é complicada, e qualquer bobo (leigo) pode concluir que um país devastado precisa de ser reconstruído, sendo assim, o negocio é o seguinte: A guerra para os EUA é nada mais nada menos um negócio, um investimento, com retorno garantido, pois o petróleo daquela região, sem duvida alguma banca fácil uma reconstrução de araque daquele pais e ainda sobra dinheiro, ou melhor DINHEIRO - já a África, investimento sem retorno (parquê mexer?).
Esta é a minha opinião!
Abraços e até mais!


Italoleonardo 2005 *italoleonardo@´s hipertextos®.
Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário: